terça-feira, 19 de maio de 2009

A menina que escutava as pedras - 8ºC

Usámos e abusámos dos títulos…

Foram propostos aos alunos alguns títulos de contos do escritor Miguel Horta e, a partir deles, escreveram textos que ofereceram ao escritor quando ele veio à nossa escola. Este é um deles…

Era uma vez uma menina chamada Margarida, vivia com os pais e a sua irmã Manuela, vivia numa aldeia, desabitada, que era muito longínqua.
Os pais de Margarida e de Manuela trabalhavam para o senhor mais rico da cidade, não estavam em casa o dia todo.Então, Manuela que era uma menina com muitos problemas, não ouvia e não falava, passava o tempo a desenhar, a pintar e a escrever; quanto à Margarida, não tinha amigos com quem falar, ir passear pelo campo, os seus amigos eram as árvores, as pedras, as plantas e os pássaros, mas as melhores amigas de Margarida eram as pedras com quem falava a maior parte do tempo.

Para leres o conto na sua totalidade, clica aqui...

1 comentário:

  1. Gosto da densidade dramática da história. Vocês abordam bem a questão do isolamento.
    Acabaram por criar uma personagem com traços de sindrome de Asperger: Manuela. Não Ouve...será? não fala mas pinta, escreve e desenha.Interessante...
    Margarida perde a pedra....porque não começa a tentar comunicar coma irmã. Talvez encontre aí uma amiga que a ajude a ultrapassar a sua difícil situação de vida.
    Já agora: podem substituir "Comer" por "comida"? Fica melhor.

    Miguel Horta

    ResponderEliminar